Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Quais são os concursos que utilizam a nota do ENEM?

O Exame Nacional do Ensino Médio ocorre anualmente e seu objetivo é, conforme já indica o nome, analisar os estudantes egressos desse nível de ensino. Contudo, a possibilidade de fazê-lo não se limita apenas aos adolescentes, sendo que qualquer um pode realizar a prova, até mesmo porque alguns concursos públicos profissionais fazem uso da nota do ENEM para selecionar os candidatos.

Assim, o exame ganha uma nova aplicabilidade. Ele não somente pode ser utilizado para somar em parte à nota do vestibular ou mesmo substituí-lo e conseguir uma vaga na universidade, como também pode ser a chave para o início da vida profissional de um servidor público.

Abaixo, veja quais são os concursos públicos no Brasil que optam pela utilização da nota do ENEM para avaliação de seus candidatos e seleção dos mesmos!

nota do ENEM

DICA: Faça sua graduação com 50% de desconto na Estácio: https://matriculas.estacio.br.

Nota do ENEM possui fins diversos

O exame nacional, conforme já apontado brevemente, ocorre todos os anos. Participam dele quaisquer cidadãos brasileiros que o desejarem e realizarem a inscrição, embora o objetivo inicial da prova seja avaliar estudantes do ensino médio.

A procura cada vez maior da população por realizar a prova do ENEM está relacionada ao aumento da utilização da nota desse exame para outros fins que vão além da classificação de instituições de ensino médio.

Primeiramente, a nota do ENEM se tornou a porta de entrada de diversas instituições de ensino superior. Portanto, a sonhada vaga universitária pode ser conquistada com a avaliação realizada pelo Governo Federal.

Essa mesma nota, por sua vez, passou a ser utilizada por alguns concursos públicos. Diante disso, é possível se tornar um servidor público a partir da avaliação do exame nacional do ensino médio.

Quais são os concursos públicos que já fazem uso da nota do ENEM?

Por enquanto são poucos os concursos que usam a nota do exame nacional para aprovação dos candidatos. Porém, pode-se afirmar que esse uso pode se tornar uma tendência, especialmente em relação aos cargos ofertados que não exigem grau de formação superior ao médio.

Nesses casos, as bancas examinadoras podem economizar com os custos demandados para a realização de provas. Eles incluem, por exemplo, profissionais fiscalizadores de provas, seguranças, aluguel de espaços para provas, impressão de cartilhas de respostas e gabarito, dentre outros.

Dessa maneira, por que não utilizar um exame oferecido em todo o território nacional e que avalia questões relacionadas ao ensino médio para cargos públicos cujo grau de formação exigido é o mesmo? Além disso, mesmo concursos que exigem o ensino superior completo podem fazer uso da nota do ENEM como uma prévia seleção.

Isso, por sua vez, diminui o número de candidatos em uma segunda fase sem que para isso o órgão tenha que despender fundos para garantir a realização da primeira, na qual o número de inscritos geralmente é gigantesco.

Assim, há grande expectativa de que a utilização da nota nesses moldes vá da exceção à regra, possibilitando a economia de recursos públicos e até mesmo a otimização das provas.

Mas, afinal, quais são os concursos públicos que utilizam a nota do ENEM? Por ora apenas duas instituições já informaram o uso da prova nacional para fins de seleção de candidatos.

Elas correspondem ao concurso para bombeiros na Paraíba, que utilizará o exame destinado ao ensino médio como primeira etapa de seleção. Nesse caso, houve indicação desde logo de que os candidatos deveriam se inscrever no ENEM e, posteriormente, ao concurso. Á época da divulgação, aliás, o edital do certame sequer havia sido divulgado, apenas essa indicação.

O concurso de bombeiros que prometeu utilizar a nota do ENEM é destinado para a Formação de Oficiais 2021. Somente podem participar do concurso homens e mulheres com idade entre 18 e 32 anos com altura mínima de 1,65m e 1,60m, respectivamente.

Mas não é apenas o concurso de bombeiros da Paraíba que promete utilizar o exame nacional para selecionar seus novos servidores. Isso, pois, a Secretaria de Estado e Planejamento e Gestão de Minas Gerais (SEPLAG) também anunciou utilizá-lo como primeira fase seletiva.

Nesse caso a escolaridade exigida é de grau superior. Entretanto, como já citamos aqui, isso não impede o uso da nota do Enem, sendo possível utilizá-la como uma classificação prévia.

Como estudar para o ENEM voltado para concurso público?

Apesar de serem poucos os concursos públicos que já se utilizam do resultado do ENEM como fase classificatória ou eliminatória a utilização dele para tal fim se mostra uma tendência.

Isso ocorre pela possibilidade de exigir menos burocracia, menos gastos e, inclusive, menos perda de tempo com deslocamentos e realizações de provas pelos próprios candidatos. Outro ponto interessante é que a aplicação desse exame para essa finalidade permite a seleção prévia, democrática e fácil dos candidatos que irão participar da próxima fase.

Quanto aos estudos, por sua vez, tem-se que eles devem ser realizados da mesma maneira como o seriam para o ENEM caso o candidato somente fosse fazê-lo para avaliação do ensino médio. Assim, devem ser estudadas disciplinas básicas e devem ser feitos provas anteriores para fins de treinamento para o tempo da prova e seus formatos de questões, conhecidos por serem extensos.

O uso da nota do ENEM para concursos, portanto, somente veio para somar e pode se tornar a regra em breve!